O mofo surge e aumenta com mais facilidade em ambientes úmidos e fechados, principalmente na época do inverno.
E eles podem danificar móveis, roupas e causar alergias ou problemas respiratórios.
As vezes a causa do mofo se dá devido ao mal-uso do imóvel por parte das pessoas e não devido ao imóvel, afinal, se o imóvel não apresenta vazamentos, tem uma janela em cada cômodo, é bem ventilado e ainda bate sol durante o dia, o mofo dificilmente irá aparecer a menos que os usuários deixem as janelas lacradas durante muito tempo não permitindo que o vento circule dentro do imóvel.
Mas mesmo que a sua casa seja úmida não será por isso que ela vai ser tomada por mofo, ácaros e outros fungos. Há uma série de cuidados que podem ser tomados para que você, sua família e a casa não sofram com esse problema.
O melhor modo de combater o mofo é por deixar a casa sempre seca e arejada. Então, deixe as janelas abertas durante o dia para que a luz solar entre e esquente o ambiente, principalmente a do banheiro.

Além de proporcionar um local seco, o aumento da temperatura irá impedir a ação do micro-organismo.
Sabe aquele banho quente demorado com os vidros lacrados? Não faça isso.
Remover tapetes e cortinas, que são locais ideais para a reprodução dos micróbios também pode ajudar. E se puder, pinte a casa com tinta impermeável e escolha pisos frios para o seu lar.
Evite colocar armários como prateleiras e outros móveis encostados em paredes úmidas, onde passam por exemplo canos de água. Contudo, se não houver alternativa, forre-os com material isolante e evite usar móveis de MDF, pois eles são mais sensíveis à umidade.
Antes de usar roupas que estavam há muito tempo guardadas, lave-as com sabão. Os fungos que se armazenam nos armários causam cheiros fortes nas peças, e isso provavelmente irá lhe causar irritação nos olhos e nariz.
É sempre bom lavar os locais mais fechados e úmidos com cloro, água sanitária ou vinagre de álcool.

E com certeza, por fazer essas coisas você poderá combater o mofo e usufruir de uma melhor saúde.