Conteúdo

Um bom nome: o seu melhor cartão de visita

Um bom nome é melhor do que um bom óleo” – Eclesiastes 7:1

Nos dias de Jesus alguns tipos de óleos eram muito caros. Em certa ocasião derramaram nos pés de Jesus uma libra romana de óleo perfumado “nardo genuíno”, isto é, cerca de 327 g. Essa pequena porção de óleo custava em torno de 300 denários, valor equivalente a um ano de trabalho de uma pessoa comum. Fazer essa explicação nos mostra que ter um bom nome é algo de grande valor.

Quando fala-se em um bom nome estamos nos referindo a sua reputação e seus valores na sociedade, na família, no trabalho e em todos os meios em que você está presente.

As vezes às aparências enganam, mas nossa forma de agir, nosso modo de nos vestir, nosso linguajar, nossa higiene vão dizer muito sobre nós.

As pessoas que convivem conosco na sociedade conseguem observar por exemplo, se somos trabalhadores esforçados ou preguiçosos, se ouvimos mais do que falamos ou se somos tagarelas, se somos honestos ou queremos sempre levar ‘vantagem’, se somos generosos ou se somos mesquinhos,  se nos preocupamos com outros ou só pensamos em nós mesmos, se somos flexíveis ou rígidos, se temos autodomínio ou somos descontrolados, se temos vícios ou estamos livres deles, se somos pacíficos ou briguentos, se cumprimos nossos acordos, contratos ou não, se temos ética profissional ou não, se somos cheios de direitos ou somos razoáveis, dentre inúmeras outras características.

E com certeza, para criarmos um bom nome na sociedade é importante praticarmos o que está de negrito logo acima. O contrário também é verdade, dificilmente alguém se sentiria confortável ao lado de pessoas egoístas, preguiçosas, fechadas e cheias de direito por exemplo.

Quer você queira ou não essas características são perceptíveis à outros e vão impactar no modo como as pessoas nos encaram e até nos julgam.

Algumas pessoas na história tiveram seus nomes vinculados ao que fizeram. Quando pensamos em ‘rei do futebol’ por exemplo é bem provável que nosso cérebro o associe com “Pelé” ou quando pensamos em um ‘traidor’, talvez nosso cérebro o associe a “Judas”.

Como você quer que o seu nome seja associado? Suas ações vão caracterizar isso.

Aqueles que se empenham em fazer o que é bom serão lembrados. (Provérbios 10:7). E isso é uma verdade incontestável. Ninguém vai fujir ou se esconder de uma pessoa boa, ela vai ser sempre lembrada.

A vida dura uma geração, um bom NOME dura para sempre

Provérbio Japonês

Ter um bom nome vai te ajudar a ter credibilidade, seja numa indicação para um emprego ou até alugar uma casa em uma imobiliária que você já teve contratos antes.

Quando uma empresa não lhe conhece ela precisa saber se pode confiar em você, e a primeira coisa que ela faz é consultar seu nome no SCPC, SERASA e cartórios de protesto. Quando seu nome está livre de dívidas, você vai dar bons indícios que é uma pessoa que paga seus compromissos, e com isso você ganha uma certa credibilidade. Claro que possivelmente ela vai analisar outros fatores como a renda, mas você já tem um bom começo. E quando isso não acontece, quando seu nome está com algumas pendências, mesmo sendo poucas, você pode perder a credibilidade.

Então pague suas dívidas, isso sem dúvida vai abrir as portas para você. Acertar seus compromissos não faz só bem para aquele que ficou sem receber por algo que é seu de direito, mas também para você mesmo. Ao pagar as dívidas as pessoas sentem uma sensação de que tiraram um peso das costas, além de alegria por ter cumprido sua palavra. Tenha certeza disso: para conseguir muitas coisas na vida você vai precisar ter o nome limpo.

Cultivar boas qualidades e ter um bom nome vão abrir as portas para você! (Gálatas 5:22, 23) Demora muitos anos pra se criar um bom nome, e cabe a cada um de nós fazer nossa parte e zelar por ele.


%d blogueiros gostam disto: