Conteúdo

Dicas para economizar!

Gastar menos do que se ganha

A chave do sucesso financeiro

Parece algo simples, mas para muitas pessoas isso é um grande desafio. Conforme o relato bíblico de José do Egito, temos que aproveitar os momentos das vacas gordas para assim criar uma reserva de valor para nos ajudar em épocas de vacas magras, ou até mesmo para conseguir alcançar um objetivo que pode ser por exemplo a compra da casa própria.

Não é necessário ter um bom salário para conseguir poupar, mas sim criar o hábito de fazer isso. Nos noticiários já apareceram relatos de pessoas que eram bem de vida como jogadores de Football, artistas de Hollywood, dentre outros e que por gastarem tudo o que tinham, hoje estão na pior.


Então aqui vai algumas dicas para você economizar:

Comece pela sua casa

O Consumo de luz, água, telefone, celular e internet podem representar uma fatia considerável do seu salário. E o que uma família gasta com isso pode variar bastante de acordo com os seus hábitos e planos adquiridos. Então pergunte-se:

  • É necessário ficar mais do que 5 minutos de baixo de um chuveiro?
  • Estamos dormindo muito tarde e ficando muito tempo com luzes, televisão e computador ligados?
  • Eu fico apenas jogando água na sujeira com a mangueira ao invés de varrer ou passar um pano?
  • Tenho deixado a torneira aberta muito tempo sem necessidade na hora de lavar a louça e de escovar os dentes?
  • Eu uso a TV a cabo e o telefone fixo?

Uma pessoa que fica muito tempo no chuveiro faz a conta de energia pesar no bolso no final do mês, além de ter que comprar creme hidratante pra pele ressecada. Também é sempre bom comprar lâmpadas e eletrodomésticos econômicas.

Procure usar geladeira e outros aparelhos com este selo:

Você pode simular seu consumo de água e luz clicando nos botões abaixo, e estudar o que a alteração em determinado hábito pode te ajudar a economizar.:

É claro, se você não tem ultrapassado os 10 M³ da Sabesp (a taxa mínima), não é necessário fazer uma simulação, mas é uma ferramenta bem interessante. Não desperdiçar água e luz além de ajudar no bolso ajuda na sustentabilidade do nosso planeta.

Concernente a pacotes de televisão, muitos são assinantes desse serviço, mas muitas vezes o tempo da família é tão curto que nem conseguem utilizar o serviço. Algumas famílias a fim de economizar decidiram manter apenas os canais gratuitos, o pacote de internet e um serviço como a Netflix. Até o telefone fixo teve seus dias contatos para algumas famílias.

Você pode comparar planos de celular, Internet, Tv por assinatura, Telefone fixo no site melhor plano.

Compras

O mesmo produto pode variar bastante de valor de uma loja pra outra. Então é bom se informar.

É bom já sair de casa com a lista do que você vai comprar. As vezes levar muitas pessoas no supermercado com você pode sair caro, principalmente as crianças.

Nas lojas físicas normalmente as ofertas são publicadas nos jornais dos mercados e em alguns dias específicos podem existir algumas promoções. Pegue os Jornais e compare os preços. Mercados que vendem em atacado costumam ter um preço mais atrativo, e quando você pega algumas unidades a mais o preço fica melhor. Nas feiras da cidade você consegue um preço melhor chegando próximo ao horário de termino.

Uma outra dica importante é evitar comprar algo por emoção, então pergunte-se:

  • Isso é realmente necessário ou depois de algumas semanas ele vai ficar só tomando pó e ocupando espaço?
  • Se é necessário, eu tenho como compra-lo sem me endividar?

No mundo em que vivemos as propagandas fazem você sentir que algo é necessário, quando na realidade não é. Todos os anos aparecem dezenas de lançamentos de celulares, televisões. Então o segredo é se contentar e ficar feliz com o que você já tem. Quem cai na rotina de sempre estar com o que é mais moderno, dificilmente vai conseguir dinheiro para comprar uma casa, além de se endividar com coisas que estarão ultrapassadas daqui alguns meses.

Se você precisar comprar algo, evite comprar no lançamento, alguns produtos caem pela metade do preço daqui um ou dois anos. Datas como o blackfriday podem ajudar a economizar na compra. Use ferramentas como o Buscapé, com ele você consegue comparar o preço de um mesmo produto em diferentes lojas, além de poder ver a variação do preço no decorrer do tempo e criar alertas para receber um e-mail para quando determinado item chegar a um valor determinado por você. Outro site semelhante é o Bondfaro e o baixou.

Diversão

Ao invés de gastar muito dinheiro com passeios aos finais de semana, procure por entretenimento gratuito na sua cidade. Ir ao parque Ibirapuera, Passear pela Av. Paulista, dentre outras coisas que podem ter na sua cidade. Nem sempre passeios pagos são bons.

Comer em casa além de ser mais saudável também muitas vezes é mais barato. Então procure fazer sua própria comida. Mas quando der aquela vontade de comer fora ou ir ao cinema, você pode procurar promoções em sites como o peixe urbano e groupon, esses sites trazem outras ofertas também relacionadas a lazer e viagens.

Alguns aplicativos da própria loja podem dar cupons de desconto, como é no caso do Mc’Donalds e Burguer King, apresente esses cupons na hora do pagamento para ter o valor promocional.

Para quem tem crianças, uma coisa que sai bem caro são a compra de videogames e jogos eletrônicos. E muitas vezes a criança fica ‘viciada’ nessas coisas, e isso acaba as vezes atrapalhando no seu desempenho escolar ou em ajudar nas atividades de casa. Talvez seja mais sábio ao invés de gastar dinheiro com essas coisas, pagar um curso profissionalizante para seu filho, no futuro pode fazer a diferença.

Viagens

Ao viajar você pode procurar passagens aéreas mais em conta em sites como o SkyScanner, E hotéis no Trivago. Normalmente quando você compra com antecedência, é possível achar melhores preços. E normalmente viajar em meses que não coincidem com as férias, sai mais barato.

Alguns canais do youtube como o loucoporviagens dão algumas dicas de vários destinos, inclusive como negociar em alguns países como no Egito.

Dívidas

Quando se tem dívidas é melhor se concentrar em paga-las antes de gastar com diversões, passeios e viagens. As dividas são corrigidas mensalmente, muitas vezes com juros compostos. Além de que estar com dívidas registradas no seu nome fecha muitas portas pra você. Então faça acordos se não conseguir pagar a vista e as cumpra.


Muitas famílias fazem uma lista do que pretendem gastar no mês, deixam o valor na conta corrente e seguem aquele orçamento, e já fazem um depósito na sua poupança mesmo que pequeno assim quando já recebem seu salário.

Alguns aplicativos bancários como o do Itaú mostram pra onde foram seus gastos: Combustível, alimentação, compras dentre outros. Com isso é possível ver onde da pra economizar um pouco.

Lembre-se, quando você faz um depósito na poupança, mesmo que pequeno, esqueça que o dinheiro está ali, se não você pode acabar gastando ele na primeira oportunidade que aparecer.

Mão de Obra especializada

Você já ouviu a expressão: “O barato sai caro?”, isso de fato é uma grande realidade.

Algumas pessoas contratam um serviço mais barato de um pedreiro sem tanta procura por exemplo para colocar azulejos em sua cozinha para assim poder economizar e muitas vezes quando a “obra fica pronta” a dona da casa olha o jeito que ficou a obra e tem vontade de chorar. Daí você paga pra outro pedreiro vir, desfazer tudo, compra mais materiais e paga um pedreiro especializado, um azulejista, para fazer a sua cozinha dos sonhos por exemplo. O serviço está concluído e você fica feliz. Mas por não ter pesquisado o profissional e por querer economizar muitas vezes você vai gastar muito mais, até mais que o dobro.

Isso também acontece com imóveis. Você já imaginou quantos imóveis por exemplo nossos profissionais deixaram de trabalhar porque viram que o preço que o proprietário queria estava fora da realidade ou que tinham alguns problemas que não deixariam nossos clientes nada satisfeitos? Realmente o bom corretor de imóveis é um profissional que deve ser valorizado.

Algumas pessoas acham que comprando um imóvel direto com o dono vão economizar com o corretor. Depois que compram o imóvel ficam sabendo que entraram numa fria, as vezes pagando caro em algo que não teve nenhuma segurança, e daí sabe o que acontece? Vão ter que gastar mais de 3 vezes o que gastariam com um corretor para pagar o advogado tentar solucionar o problema, além disso vão ter que entrar em processos judiciais podendo ficar 7 anos ou mais sem uma resposta positiva ou negativa e dificilmente irão conseguir vender seu imóvel.

É pessoal a não contratação de um profissional especializado pode fazer com que o seu sonho se torne um pesadelo.


%d blogueiros gostam disto: