A. Lusvaldo - Corretor de Imóveis

Cuidados importantes ao desocupar um imóvel

Um pouco mais de atenção na hora de sair de um imóvel pode diminuir eventuais dores de cabeça.


Quando pensar em sair de um imóvel certifique-se dos seguintes assuntos:



Prazo do Contrato


De preferência more no imóvel durante o período estipulado no contrato.


A vigência de um contrato residencial, por exemplo, é de 30 meses. Morar pelo menos esse período estipulado no contrato vai te ajudar a não ter que pagar multas contratuais devido à rescisão antecipada do contrato. A multa contratual está estipulada no seu contrato de locação e no mercado é comum algo que gira em torno de 2 ou 3 meses de aluguel, e é proporcional ao tempo que você deixou de cumprir o contrato.


Se você não tem intenção de morar muito tempo no imóvel mencione isso antes de aluga-lo, pois, pode ser que o proprietário ao ser comunicado com antecedência, seja mais flexível e autorize eliminar a multa contratual caso você more no imóvel mais do que um prazo mínimo que poderá ser de um ano por exemplo.


Avise com 30 dias de antecedência sua intenção de desocupar o imóvel.


Muitas vezes, se você tem como garantia o depósito, pode ser que ao invés de pagar mais um aluguel, e depois pedir seu depósito de volta, seja acordado entre as partes que você compense o valor dado no início da locação, morando no imóvel (Desde que você o entregue do mesmo modo que o pegou e esteja em dia com seus alugueis e contas de consumo). Isso é muito mais prático.


Não deixe débitos de alugueis, IPTU, acordos e condomínio (se for o caso) e entregue o imóvel do modo que você o ocupou, limpo, livre de objetos, pessoas e coisas. Fazer isso possibilitará a você ter ficha limpa e até boas referências para alugar outro imóvel ou adquirir um financiamento da sua casa própria. Evita inclusive possíveis cobranças e multas devido à má conservação do imóvel ou entrega do imóvel de forma indevida. Por exemplo, se você deixar móveis ou objetos para traz, os gastos com o descarte e/ou doação dessas coisas, vão ser cobrados de você no final, o mesmo vai acontecer se o imóvel não for entregue pintado como você o recebeu.


As chaves devem ser devolvidas na imobiliária. Nada de deixar chave com vizinho, parente amigo e etc. enquanto a chave não estiver com a imobiliária continua a correr o seu aluguel.


Jamais abandone animais no imóvel afinal isto é crime. Se você não tem condições de ter um pet, não pegue essa responsabilidade para você para não querer deixar para os outros depois. Ter um pet é uma responsabilidade grande, e da muitos gastos, coloque isso na balança.


Deixar o imóvel no estado em que o ocupou envolve muitas vezes tapar furos de pregos ou parafusos com massa corrida, pintura das paredes com cor e qualidade semelhante a que estavam quando você ocupou o imóvel e desfazer eventuais ‘benfeitorias’ caso seja exigido pelo proprietário como fechar novamente uma parede que você pediu autorização para abrir. Além de deixar a estrutura de uso preservada como maçanetas, torneiras e interruptores em bom estado por exemplo.


Não deixar débitos junto a Sabesp e Enel e até Comgás se for o caso referentes ao consumo durante o período que você ficou no imóvel.


Imagina ser cobrado por uma dívida de um consumo de água ou luz que não é seu? Isso pode acontecer caso você não tire a água e a luz do seu nome no encerramento do seu contrato de locação. E quem é o culpado? Você mesmo.


Quando você deixa dívidas na Enel e Sabesp isso pode dificultar a aprovação da sua ficha para locação de outro imóvel. Portanto, deixe quitadas todas as suas contas e apresente o documento chamado “Entrega de chaves” para retirar as contas do seu nome. Esse documento é feito pela imobiliária.


E se você locatário quiser sair do imóvel e seu colega de trabalho que mora com você quiser continuar no imóvel, o que fazer? Deverá ser feito um novo contrato e a pessoa que pretende morar no imóvel deve ter sua ficha aprovada para isto. Se você sair do imóvel sem avisar nada e deixar seu colega morando lá, você continuará sendo o responsável pelos alugueis e por todas as cláusulas do contrato.


Alugar um imóvel é muito bom, mas tem responsabilidades. Procure cumprir com todas elas e você não terá dor de cabeça.

Compartilhe: