
imobiliária tradicional ou virtual?
A população em geral está sendo bombardeada com anúncios de imobiliárias virtuais que fazem muitas promessas. Mas será que é tão bom assim? Então vale a pena analisar algumas realidades vividas por aqueles que contratam seu serviço para tirar suas conclusões.
Segurança
Ao anunciar seu imóvel em uma imobiliária tradicional da qual você teve boas indicações, os corretores que ali trabalham, atendentes e gerentes normalmente são conhecidas pelas pessoas do bairro em que atuam, tem um atendimento físico para oferecer e uma carteira de clientes, além de ter um histórico de bons e maus inquilinos visto que já estão há décadas no mercado, ajudando você a alugar o seu imóvel para um perfil de pessoa que você deseje que more ali. Além disso esses corretores conhecem o bairro com a palma da mão podendo assim dar um melhor atendimento a todos os clientes, levando eles no imóvel que vai atingir suas expectativas.
O proprietário vai conhecer o corretor que irá em sua casa, e este corretor por sua vez vai levar na sua casa apenas pessoas ou famílias que se encaixem com o perfil que você quer para o seu imóvel. E por vocês terem uma relação de confiança, você vai poder deixar suas chaves com a imobiliária, ir trabalhar e viver sua vida. Seu imóvel recebe visitas com grande possibilidades de negócio.
Na imobiliária virtual isso não acontece. Você não conhece os corretores que vão na sua casa, não sabe de onde eles vieram nem para onde vão. Você recebe muitas visitas mas com pouquíssimas possibilidades de negócio, afinal o perfil desses clientes muitas vezes não bate com o que o seu imóvel oferece e eles já saem do seu imóvel com outras 20 casas para visitar.
Muitas vezes numa conversa de poucos minutos você percebe que na verdade o melhor para aquela pessoa que visitou a casa seria um imóvel totalmente diferente e as vezes até em outra cidade. E isso não é legal, porque muitas vezes você deixou de ir a um compromisso para ficar limpando e organizando sua casa para depois atender pessoas que parecem que estão passeando, e dificilmente você vai deixar a chave da sua casa nas mãos de pessoas que você não conhece, então provavelmente você vai ter que acompanhar todas as visitas. Além de que qualquer um pode agendar uma visita e seu imóvel e ele vai ser visto por quem quiser ir lá matar sua curiosidade, seja essa pessoa de boa ou má índole.
Por conhecer bem as casas e bairros onde atua, além de ter um melhor relacionamento com os seus clientes, o corretor tradicional pode indicar um imóvel que provavelmente vai atender melhor a necessidade das pessoas, evitando assim visitas demasiadas, desfocadas e desnecessárias.
Preços
Quando você deseja anunciar seu imóvel para venda ou locação o melhor a fazer é chamar um corretor que conhece a região. Afinal ele sabe por quanto um imóvel costuma ser vendido ou alugado com aquelas características nesse local, então é natural que sua avaliação seja mais precisa. E se o proprietário desejar anunciar o imóvel por um valor mais alto do que o normal ou o imóvel estiver com alguma documentação pendente, problemas estruturais, da qual o corretor entende que devido a isso dificilmente ele vai conseguir vender ou aluga-lo ele pode simplesmente decidir não trabalhar com a venda ou locação do mesmo. Isso significa que a tendência é que a imobiliária tradicional atue com preços mais equilibrados e com imóveis de melhor qualidade, afinal eles conhecem os imóveis antes de anuncia-los.
Na imobiliária virtual quem coloca o preço do imóvel é o dono que muitas vezes tem um valor sentimental pelo bem e com certeza esse valor pode estar longe da realidade do mercado. Com vários preços altos na plataforma, os proprietários tendem a fazer comparações do seu imóvel com outros que estão a anos sem vender, e consequentemente colocam também um preço elevado no seu imóvel e acabam ficando frustrados com ele parado. Além de que as “calculadoras do aplicativo” atribuem um valor fora da realidade para diversos imóveis. Muitos imóveis sem documentação estão sendo anunciados na plataforma, inclusive muitos imóveis que foram deixados de trabalhar por corretores tradicionais por não oferecer segurança aos seus clientes.
É recorrente a reclamação de pessoas por exemplo que sem saber alugaram casas em área de alagamento em imobiliárias virtuais, e daí que acabam perdendo seus móveis, tem que rescindir um contrato e ainda arcar com multas contratuais pela rescisão antecipada do contrato. Isso dificilmente acontece com uma imobiliária tradicional visto que os corretores conhecem a região e não vão querer trabalhar com imóveis que podem gerar dores de cabeça para seus inquilinos, além de que em uma circunstância como essa, é muito mais fácil os corretores agirem com empatia e chegar a um acordo mais amigável com o proprietário.
Manutenções
São muitas as queixas de pessoas que alugam imóveis problemáticos nas imobiliárias virtuais. Isso acontece porque os corretores trabalham com imóveis que não conhecem e quando o inquilino vai reclamar ele recebe um péssimo atendimento. Além de que você não vê nenhum carro de imobiliária virtual nas ruas com uma escada, pintores, eletricistas ou encanadores procurando imóveis para solucionar os seus problemas.
É verdade que parte da manutenção pertence ao inquilino e outra ao proprietário, mas muitas imobiliárias tradicionais costumam ajudar muito nessas atividades, mesmo que o serviço realizado seja cobrado do proprietário ou do inquilino. As imobiliárias que costumam realizar manutenções conseguem um preço mais atrativo com prestadores de serviço e melhor atendimento e praticidade nas lojas, visto que tem um melhor relacionamento com as pessoas visto que as chamam mais vezes para trabalhar.
Os corretores de imobiliárias tradicionais, tem o poder de escolha, ou seja, se eles sabem que o imóvel tem diversos problemas ou observam uma renúncia do proprietário em colaborar com essas questões, eles podem decidir não trabalhar com o imóvel. E em muitos casos o corretor já está a décadas trabalhando com o imóvel, ou seja, ele o conhece com a palma da mão e sabe que aquele imóvel não vai dar dor de cabeça para os seus inquilinos.
Já no caso da plataforma da imobiliária virtual, entra de tudo, inclusive imóveis problemáticos. E muitas vezes de proprietários que não estão nem aí para o pro imóvel.
Atendimento
Quem de nós gosta de passar diversos minutos ou horas em uma ligação para conseguir falar com um atendente que vai ajudar pouco ou nada na solução de um problema? Isso acontece muito com quem contrata o serviço de uma imobiliária virtual. E o corretor da imobiliária que te prestou um atendimento inicial, não vai ter nenhum compromisso em te ajudar com esses problemas. O que já não costuma acontecer na imobiliária tradicional.
É verdade que nem sempre o problema será solucionado na imobiliária física ou digital, muitas vezes os inquilinos por não cumprir regras básicas do seu contrato de locação, como passar a água e luz para o seu nome, podem ter o seu fornecimento cortado pelas respectivas empresas, e daí não adiante ir na imobiliária reclamar, a pessoa deve procurar atendimento diretamente na Enel e Sabesp, e saber diferenciar uma coisa da outra.
De fato, o atendimento da imobiliária tradicional é muito mais rápido, eficaz e humano do que o da imobiliária virtual e com o diferencial de ter espaço físico para atender as pessoas e você normalmente vai poder falar com a pessoa que te atendeu.
Contratos e garantia locatícia
A maioria das imobiliárias tradicionais está disposta a oferecer aos seus clientes a possibilidade de locação com as principais garantias previstas na lei que são elas caução, seguro ou fiador. Elas também vão se adaptar melhor ao que tem mais saída na sua cidade. Normalmente o contrato das imobiliárias tradicionais são de 30 meses, algo que não é ruim visto que sai muito caro para o locatário mudar de casa de ano em ano porque a cada mudança muitas vezes o inquilino terá que transferir filhos de escola, cancelar e contratar pacotes de TV, água, luz, telefone, gás, atualizar correspondências bancárias e dentre outros. Também é bom para o locador visto que terá uma estabilidade por mais tempo. De fato, alguns inquilinos de imobiliárias tradicionais já estão a décadas morando no mesmo imóvel.
A imobiliária virtual tem o foco no seguro aluguel que é renovado anualmente, ou seja, todo ano o locatário tem que pagar o seguro e seus contratos rezam que se a pessoa quiser sair do imóvel após o período de um ano ela pode fazer isso sem pagamento de multa contratual. Ou seja, todo ano o proprietário terá que encarar uma reforma visto que raramente uma pessoa devolve a casa do mesmo jeito. Também costumam ser inflexíveis quanto ao aumento anual dos alugueis pelo índice de reajuste, o que acaba forçando o inquilino a procurar outra casa. Isso aumenta a rotatividade dos imóveis o que é ruim para os proprietários e para os inquilinos. Com a rotatividade, seu imóvel fica mais tempo parado, gerando menos renda e mais serviços, afinal uma casa parada também precisa de manutenção.
Resumo
A boa e tradicional imobiliária presta um serviço de maior qualidade pois pisa o pé onde alcança, também costuma ter mais comprometimento com seus corretores, inquilinos e proprietários. Muitas imobiliárias tradicionais pagam inclusive uma ajuda de custo a seus corretores, oferecem local de atendimento com tudo o que se precisam em um escritório, treinamento e dão uma melhor condição de vida aos seus colaboradores fazendo com que eles estejam mais motivados na realização do seu trabalho.
A imobiliária virtual se preocupa com quantidade e não consegue oferecer uma boa qualidade na prestação dos serviços visto que não conhece o que está oferecendo, oferece um atendimento mecânico, e não dão nenhuma solução rápida para muitos problemas, realiza muitas visitas pois não tem compromisso relacionado a custos fixos para manter seus corretores, muito menos com o que gastam de gasolina, IPVA, seguro e etc, e o profissional que não tomar cuidado facilmente pagará para trabalhar. Não raro você vai observar que são muitas as queixas de imobiliárias virtuais no Google e outros mecanismos de avaliação.



